Robô de Apoio de Emergência
Helios-IX é um robô desenvolvido pelo Grupo Hirose em Tokyo Institute of Technology. Ele foi projetado para superar distâncias e obstáculos durante a realização de pesquisas. Este robô pode subir e descer degraus, controlando seu centro de gravidade, e ela pode se mover em terrenos irregulares.
Chip de computador experimental que imita o cérebro humano.
IBM disse durante a noite que o experimento "chips de computação cognitiva" poderia eventualmente levar a máquinas a "emular as habilidades do cérebro para a ação, percepção e cognição".
Tecnologia que faz carros conversarem entre si
Imagine se os carros fossem dotados de um sistema de comunicação, tornando-se capazes de avisar sobre possíveis batidas e até melhorar o trânsito em locais que costumam congestionar. Segundo o TechnologyReview, isso está perto de acontecer – e não tem nada de ficção científica no meio.
Cientistas criam energia elétrica a partir de fotossíntese
A colaboração entre os times de cientistas de diversos departamentos relacionados às áreas de química, biotecnologia e design das universidades de Cambridge e Bath está resultando em tecnologias inovadoras para a produção de eletricidade.
Robô que consegue aprender e pensar por si mesmo!
O novo conceito na robótica pode mudar a rotina de várias pessoas, assim como a de grandes empresas. Como por exemplo a Foxconn, que planeja substituir trabalhadores humanos por robôs. Seria muito mais interessante colocar robôs que pensam e aprendem com a sua rotina do que robôs automatizados que nunca poderão aprimorar a tarefa que lhe é passada.
terça-feira, 27 de setembro de 2011
Choques elétricos podem fazer você aprender mais rápido
(Fonte da imagem: SPL/BBC News) |
Rato vira ciborgue com implante de cerebelo eletrônico
O cerebelo foi desativado e substituido por um eletrônico (Fonte da imagem: The Geek Book) |
Um rato foi motivo de comemoração na comunidade científica nesta semana. O animal tinha funções motoras reduzidas por causa da anestesia proposital no cerebelo, restauradas com a adição de um implante sintético. A conquista foi revelada na revista New Scientist no dia 27 de setembro.
domingo, 25 de setembro de 2011
sábado, 24 de setembro de 2011
sexta-feira, 23 de setembro de 2011
quinta-feira, 22 de setembro de 2011
Cientistas descobrem uma fonte "infinita" de energia
(Fonte da imagem: PennState University) |
quarta-feira, 21 de setembro de 2011
Novo transistor é capaz de se comunicar com seres vivos.
(Fonte da imagem: Science Daily) Cientistas da Universidade de Washington desenvolveram uma nova forma de transistores cuja comunicação se dá através de prótons no lugar dos elétrons tradicionais. A nova tecnologia abre precedentes para o desenvolvimento de dispositivos capazes de se comunicar mais facilmente com organismos de seres vivos. O desenvolvimento de aparelhos que interagem de alguma forma com organismos vivos não é nenhuma novidade, como bem provam as próteses disponíveis atualmente. Porém, como aparelhos eletrônicos se comunicam através de prótons, sempre houve grande dificuldade em traduzir os sinais enviados pelo corpo humano, que utiliza prótons e íons para o envio de mensagens. Segundo o autor principal do projeto, Marco Rolandi, a equipe de pesquisadores conseguiu desenvolver um biomaterial capaz de conduzir prótons de forma eficiente e que possui potencial para permitir interações com organismos vivos. O dispositivo criado pela equipe se trata de um transistor de efeito de campo, e possui tamanho de somente 5 microns, 20 vezes menor do que a espessura de um fio de cabelo humano. Grandes possibilidades A novidade usa como base uma forma modificada de quitosano, elemento extraído do exoesqueleto de crustáceos. O material tem como principal vantagem ser compatível com organismos vivos, além de possuir um processo de fabricação bastante desenvolvido, capaz de gerar grandes quantidades de matéria prima. O protótipo desenvolvido pelos cientistas usa o silício como base, o que o torna seu uso incompatível com seres humanos. Porém, desenvolvimentos futuros da tecnologia podem gerar uma versão capaz de ser implantada diretamente no corpo de uma pessoa, com o objetivo de controlar ou até mesmo realizar diretamente alguns processos biológicos. Leia Mais: ScienceDaily |
segunda-feira, 19 de setembro de 2011
Conheça os superinsetos que geram biocombustível: extremófilos
domingo, 18 de setembro de 2011
sábado, 17 de setembro de 2011
Teste sobre sistema de comunicação entre veículos vai iniciar
Precisa de uma ajuda em Cálculo, Algebra e Afins?
Cientista desenvolve vida inorgânica.
sexta-feira, 16 de setembro de 2011
Emulador da calculadora mais cobiçada das Engenharias