s

terça-feira, 27 de setembro de 2011

Como é possível cair nessas armadilhas?

Choques elétricos podem fazer você aprender mais rápido

Pesquisadores descobriram que pequenas correntes no cérebro promovem a aquisição de habilidades motoras em menor tempo. A técnica usada deve acelerar a recuperação de pessoas que sofreram um AVC.

(Fonte da imagem: SPL/BBC News)

Pesquisadores da Universidade de Oxford, na Inglaterra, descobriram que estímulos elétricos no cérebro podem aumentar a velocidade de aprendizado. Os cientistas estudaram a estrutura do cérebro em adultos saudáveis e em vítimas de derrame.

Utilizando uma técnica não invasiva que envolve a aplicação de uma pequena corrente em partes específicas do cérebro, os pesquisadores observaram uma recuperação notável dos movimentos perdidos em pacientes que sofreram acidentes vasculares cerebrais.

Ao aplicar o mesmo método em adultos saudáveis, foi possível constatar que eles adquiriram novas habilidades motoras em um menor tempo. Para comprovar tal hipótese, a equipe de cientistas desenvolveu um experimento no qual alguns voluntários memorizavam uma sequência de teclas para tocar uma música em um piano.

Em seguida, os participantes foram divididos em dois grupos: um foi submetido a uma sessão de estímulos elétricos através de dois eletrodos dentro de um capacete e o outro foi equipado com um equipamento de placebo (que não funcionava). O primeiro grupo teve um melhor desempenho no teste realizado.

Johansen-Berg, principal responsável pelo estudo, explicou em entrevista para a BBC News que "um aumento na atividade das células do cérebro torna-os mais suscetíveis aos tipos de mudanças que ocorrem durante a aprendizagem".

Os resultados da pesquisa demonstraram que estimular o córtex motor do cérebro com corrente elétrica tem um efeito positivo no aprendizado, especialmente para habilidades motoras.

Todavia, os cientistas enfatizam que, apesar de ter apresentado efeitos promissores na aceleração da aprendizagem, a técnica não revelou melhorias nas demais funções do organismo. O método pode ser uma forma de aprimorar a recuperação de pessoas que tiveram um AVC.

Bom agora você já sabe né, se não estiver conseguindo aprender Cálculo, Física ou qualquer outra matéria apenas faça como recomendado!:




Leia mais em: Tecmundo

Suicídio no cálculo!

Rato vira ciborgue com implante de cerebelo eletrônico

Implante cibernético diretamente no cérebro do animal restaurou funções perdidas pela inibição no tecido nervoso.
O cerebelo foi desativado e substituido por um eletrônico (Fonte da imagem: The Geek Book)


         


                           
















      Um rato foi motivo de comemoração na comunidade científica nesta semana. O animal tinha funções motoras reduzidas por causa da anestesia proposital no cerebelo, restauradas com a adição de um implante sintético. A conquista foi revelada na revista New Scientist no dia 27 de setembro.

        O cerebelo é uma parte do cérebro que, entre outras funções, coordena e temporiza ações motoras. Isso, aliado ao fato de que a estrutura celular da região é extremamente simples comparada ao restante do órgão, tornou-o uma parte bastante promissora para a pesquisa de restauração de ações.

“Nós conhecemos algumas de suas funções e sua anatomia quase perfeitamente”, diz o pesquisador Matti Mintz, da Universidade de Tel Aviv (em Israel). Esse conhecimento foi importante para produzir um dispositivo que pudesse interpretar os sinais de entrada enviados pelo cerebelo e devolver sinais elétricos para outras partes do cérebro, comandando os movimentos perdidos.

       Para o experimento, os cientistas anestesiaram o animal e desabilitaram o cerebelo antes de ligar o cérebro à versão sintética dele. A partir daí, os pesquisadores tentaram ensinar um simples reflexo condicionado ao rato – o ato de piscar – usando uma lufada de ar acompanhada por um apito.

     Ao tentar o experimento sem o chip conectado, o rato era incapaz de aprender a resposta. Ao conectá-lo ao dispositivo, no entanto, o rato conseguiu prever a lufada de ar quando o apito tocou, fechando o olho mesmo sem o vento em sua órbita ocular.

      A previsão dos cientistas é que esse tipo de implante se desenvolva e chegue ao nível apresentado em jogos como Deus Ex: Human Revolution, não só restaurando habilidades, mas expandindo a percepção humana além dos limites impostos pela nossa evolução.

Leia mais em: Tecmundo

domingo, 25 de setembro de 2011

O Engenheiro

sábado, 24 de setembro de 2011

Como o jornalismo ciêntifico funciona

sexta-feira, 23 de setembro de 2011

Adaptação e dependência em tempos modernos

quinta-feira, 22 de setembro de 2011

Segurança do Trabalho! #02

Eles estão fazendo isso errado!




Essa daqui é a melhor!









Cientistas descobrem uma fonte "infinita" de energia

Pesquisa de método revolucionário une produção de energia sustentável com purificação de água.

(Fonte da imagem: PennState University)

             Hoje em dia, as maiores preocupações de quem pesquisa fontes de energia alternativa são a sustentabilidade e o aproveitamento de resíduos. Uma das pesquisas mais avançadas na área combina ambos os fatores: a produção de eletricidade usando qualquer material biodegradável (como a água de esgotos). O estudo, porém, encontrou vários obstáculos (como o uso de produtos químicos em excesso) e pouco avançou nos últimos anos.
          Mas agora esse trabalho recebeu importantes contribuições da equipe do cientista Bruce Logan, da PennState University. Em seu artigo, ele afirma que descobriu que algumas bactérias podem realizar o mesmo processo de produção de energia e limpeza de resíduos a partir de águas ou produtos orgânicos residuais – sem o uso de químicos ou produção de carbono. O resultado é o gás hidrogênio.
              A ação que torna isso possível chama-se eletrodiálise reversa (RED, na sigla original), um processo que extrai energia da diferença iônica entre as águas de diferentes composições, que estão separadas por uma membrana. A célula-combustível funciona a partir da combinação disso e das bactérias, responsáveis pela produção de hidrogênio.
        Apenas cerca de 1% da energia gerada é utilizada para bombear os líquidos pelo aparelho.    Desse modo, não há gastos adicionais: a célula funciona sozinha e pode utilizar produtos considerados inesgotáveis, como o esgoto, a água do mar e outros resíduos.
            A eficiência obtida nos testes ainda não é muito boa – pouco mais de 50% – e apenas 0,8 a 1,6 m³ de hidrogênio são produzidos para cada metro cúbico de líquido que passa pela célula-combustível durante um dia inteiro. Ainda assim, os avanços são suficientes para trazer um pouco mais de esperança a quem vê essa substância como energia do futuro.


quarta-feira, 21 de setembro de 2011

Novo transistor é capaz de se comunicar com seres vivos.

Novidade utiliza prótons como forma de transportar mensagens, abrindo caminho para o desenvolvimento de uma nova geração de próteses.


(Fonte da imagem: Science Daily)

      Cientistas da Universidade de Washington desenvolveram uma nova forma de transistores cuja comunicação se dá através de prótons no lugar dos elétrons tradicionais. A nova tecnologia abre precedentes para o desenvolvimento de dispositivos capazes de se comunicar mais facilmente com organismos de seres vivos.
       O desenvolvimento de aparelhos que interagem de alguma forma com organismos vivos não é nenhuma novidade, como bem provam as próteses disponíveis atualmente. Porém, como aparelhos eletrônicos se comunicam através de prótons, sempre houve grande dificuldade em traduzir os sinais enviados pelo corpo humano, que utiliza prótons e íons para o envio de mensagens.
    Segundo o autor principal do projeto, Marco Rolandi, a equipe de pesquisadores conseguiu desenvolver um biomaterial capaz de conduzir prótons de forma eficiente e que possui potencial para permitir interações com organismos vivos. O dispositivo criado pela equipe se trata de um transistor de efeito de campo, e possui tamanho de somente 5 microns, 20 vezes menor do que a espessura de um fio de cabelo humano.

Grandes possibilidades


      A novidade usa como base uma forma modificada de quitosano, elemento extraído do exoesqueleto de crustáceos. O material tem como principal vantagem ser compatível com organismos vivos, além de possuir um processo de fabricação bastante desenvolvido, capaz de gerar grandes quantidades de matéria prima.
      O protótipo desenvolvido pelos cientistas usa o silício como base, o que o torna seu uso incompatível com seres humanos. Porém, desenvolvimentos futuros da tecnologia podem gerar uma versão capaz de ser implantada diretamente no corpo de uma pessoa, com o objetivo de controlar ou até mesmo realizar diretamente alguns processos biológicos.

Leia Mais: ScienceDaily

Segurança do Trabalho! #01

Eles estão fazendo isso errado!













Video: A vista da terra por um satélite

É fato: os astronautas têm uma bela visão do espaço!

segunda-feira, 19 de setembro de 2011

Quanto custa o programa?

Conheça os superinsetos que geram biocombustível: extremófilos

    Cientistas estão usando, pequenos micróbios para a produção de biocombustíveis mais baratos e mais eficientes.


          Extremófilos são micróbios minúsculos capazes de prosperar em ambientes quentes, salgados e até mesmo ácidos ou gasosos, que matariam outras formas de vida.
             Agora, cientistas estão usando esses moradores durões do fundo do mar para produzir biocombustíveis como o etanol, de forma mais eficiente e com menor custo.
              Esses micro-organismos são bons em quebrar material biológico, tais como lascas de madeira, culturas residuais ou outros tipos de material vegetal. Eles também literalmente “aguentam o calor” quando o assunto é processos industriais.
          Até recentemente, os pesquisadores tinham dificuldade em cultivar esses extremófilos e aproveitar as suas propriedades. Mas os avanços recentes permitiu aos cientistas transformá-los em refinarias.
“Acredito que eles serão grandes geradores de energia em um futuro próximo”, disse Rajnesh Sani, professor de engenharia biológica e química.
             Sani encontrou um tesouro de extremófilos no fundo de uma mina de ouro a 2,3 mil metros de profundidade. As bactérias estavam vivendo em solos quentes e nas fissuras entre as pedras no fundo da mina.
“Lá fora nevava”, lembra Sani. “Mas no fundo da mina estava entre 40 a 45 graus Celsius. Nós estávamos suando”.
           Sani e seus colegas cultivaram as bactérias Geobacillus e as usaram para quebrar resíduos de milho e capim. Este processo de fermentação tem sido muito utilizado para a produção de biocombustíveis e cerveja, mas agora pode ser feito em menos etapas, usando menos água e reatores. “Estamos tentando eliminar alguns passos para tornar o processo mais rentável”, disse Sani.
             Com as preocupações sobre a segurança alimentar, e novos mandatos por governos europeus para usar mais biocombustíveis, os pesquisadores estão aumentando os seus esforços para encontrar novas maneiras de transformar material vegetal em combustível.
          O microbiologista Barny Whitman diz que os pesquisadores ainda estão compreendendo como os extremófilos produzem enzimas em condições difíceis.
“Em temperaturas mais altas, reações químicas acontecem mais rápido e os catalisadores são mais estáveis”, disse Whitman.
“É geralmente mais barato executar um reator em alta temperatura, em vez de baixa temperatura, porque refrigeração é mais caro e muitas dessas reações geram calor”.
          Um dos pioneiros da biotecnologia de extremófilos, Eric Mathur, isola genes a partir de um crescimento de bactérias em águas profundas de fontes hidrotermais, e depois transfere o material genético a plantas de milho.
           Agora, ele encontrou extremófilos em pinhões-mansos do deserto cujas sementes produzem um composto que é de 40% de óleo.
Sua empresa tem plantações na Guatemala, Brasil e Índia, e está vendendo sua mistura a companhias aéreas europeias que querem funcionar com biocombustível.
É… O futuro não está tão mais no futuro assim.
Leia Mais: msnbc

domingo, 18 de setembro de 2011

Viciados em Internet!





sábado, 17 de setembro de 2011

Teste sobre sistema de comunicação entre veículos vai iniciar


       Tecnologia que permite aos carros falar uns aos outros para ajudar a prevenir acidentes e melhorar o fluxo de tráfego está prestes a começar teste em estradas americanas.

    Esta tecnologia permite que os veículos troquem informações entre si, como identificar um carro em um ponto fora da visão do motorista ou ainda uma possível rota de colisão, veículos nas proximidades desgovernados, etc.

  Atualmente é possível fazer algumas identificações usando sensores de proximidade, mas a tecnologia de comunicação sem fio entre veículos permite maior flexibilidade para diversas ocorrências e com uma distância prolongada, permitindo ao motorista uma série de informações ou alertas que dentro do veículo não é possível.

Nerd - Viciado em videogame!

Precisa de uma ajuda em Cálculo, Algebra e Afins?

      Muitos alunos de engenharia ficam extremamente assustados com as primeiras aulas de Cálculo, ou com as primeiras equações que surgem para desafiar sua corrida rumo ao título de Engenheiro.
     Porém sabemos que o esforço para ser aprovado nessas matérias é extremamente necessário ao nosso desenvolvimento intelectual.
     Só que muitas vezes, enfrentamos desafio matemáticos de solução complexa ou improvável. Nessas horas precisamos de uma ferramenta que seja ao mesmo tempo confiável, flexível e detalhista.

A sugestão para quem necessita dessa ajuda é o MathXpert.

        Essa ferramenta, além de oferecer suporte a maioria das operações de Calculo I e II também se mostra eficiente para Algebra e outras disicplinas que envolvem cáclulo.

Seu diferencial?
         Diferentemente das outras ferramentas encontradas por ai. O MathXpert apresenta uma resolução passo a passo, para que você possa saber de onde veio aquele resultado final, e que fórmulas você deverá aplicar na operação.


       Ferramenta indispensável no computador de qualquer academico dos cursos de Engenharia.

Informações:

Título Original: MathXpert - Calculus Assistant V3.02
Idioma: Inglês
Tamanho: 24,44 MB
Compactado: Sim
Tipo de Arquivo: Rar
     
     O próprio blog disponibiliza na sua página uma ajuda também -> Calcular Derivada e Integral






Na prova de cálculo!

Na aula de cálculo!

Cientista desenvolve vida inorgânica.

Pesquisadores da Universidade de Glasgow estão desenvolvendo novas formas de vida que é feita de metal.

         Um químico da Universidade de Glasgow, na Escócia, acredita ter dado os primeiros passos para criar uma espécie de "vida" usando componentes inorgânicos.

         A química orgânica é definida como a química que lida com o elemento carbono, componente essencial da vida na Terra.

       Em biologia, o termo orgânico é usualmente relacionado àquilo que é vivo, essencialmente carbono na forma de aminoácidos, nucleotídeos, açúcares etc. - assim, o mundo inorgânico é considerado como o mundo não-vivo, ou inanimado.

      O pouco complicado neste momento é descobrir como a impregnar as células metálicas com algo parecido com DNA para permitir que eles se auto-replicarem e evoluírem, mas isso pode na verdade ser possível: as bolhas podem usar uns aos outros como modelos para criar mais bolhas , e as experiências sugerem que eles podem até ser capaz de alterar sua própria química para se adaptar a diferentes ambientes. Se tudo isso der certo até o ponto onde nós podemos pelo menos dizer que sim, é definitivamente possível de formas de metal que a vida tenha evoluído, teria implicações enormes para a nossa busca por vida extraterrestre.

Leia mais em: NewScientist, Dvice.

sexta-feira, 16 de setembro de 2011

Emulador da calculadora mais cobiçada das Engenharias

      
       Software para Windows que emula todas as funcionabilidades da famosa e completa calculadora científica gráfica HP 50g.

Download do Software

    
     Manual da Calculadora HP 50g em idioma português disponível para download no formato PDF.
Download do Manual

s
Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | coupon codes