s

quinta-feira, 8 de setembro de 2011

Tecnologia que faz carros conversarem entre si será testada nos EUA

Sistema ajudaria a prever congestionamentos e diminuir acidentes em até 80%.

(Fonte da imagem: Divulgação / Ford)

     Imagine se os carros fossem dotados de um sistema de comunicação, tornando-se capazes de avisar sobre possíveis batidas e até melhorar o trânsito em locais que costumam congestionar. Segundo o TechnologyReview, isso está perto de acontecer – e não tem nada de ficção científica no meio.

      O Departamento de Transporte dos Estados Unidos vai financiar o primeiro teste em vias urbanas da tecnologia, que é uma versão modernizada dos sensores e radares que avisam sobre a aproximação de carros e pedestres, mas que possuem limitações no campo de visão.

   Batizada de “comunicação veículo-veículo e veículo-infraestrutura”, a tecnologia está sendo desenvolvida pela Universidade de Michigan e permite que carros se comuniquem entre si e recebam informações do controle de tráfego urbano. O departamento responsável acredita que 80% dos acidentes ocorridos no trânsito possam ser prevenidos com a implantação do equipamento, que foi considerado tão importante quanto o cinto de segurança e o airbag.

     Os testes serão variados para cobrir o máximo de situações possíveis, como em cruzamentos cheios de pedestres ou vias preferenciais movimentadas. Até agora, oito montadoras entraram em parceria com a universidade para ceder carros e auxiliar nas pesquisas. O equipamento ainda deve levar uma década para ser lançado comercialmente.

Leia mais em: Tecmundo

Veja Também:

2leep.com

0 comentários:

Postar um comentário

s
Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | coupon codes