s

sábado, 8 de outubro de 2011

Ratos diabéticos são curados com suas próprias células-tronco

A cura para o diabetes poderia estar em nossos cérebros.

   Células-tronco neurais, extraídas de ratos através do nariz, foram transformadas em células do pâncreas que pode fabricar insulina para tratar a diabetes.

(Fonte da imagem: Dvice)

    Células beta do pâncreas produzem insulina, que regula os níveis de glicose. Pessoas com diabetes ou têm o tipo 1, no qual as células beta nativa são destruídas pelo sistema imunológico, ou tipo 2, no qual as células beta não produzem insulina suficiente.

      Para substituir o mau funcionamento de células beta, Tomoko Kuwabara do Instituto Nacional de Ciência Industrial Avançada e Tecnologia em Tsukuba Science City, no Japão, e colegas voltou-se para células-tronco neurais no cérebro.

Extração nasal

    Primeiro, eles extraíram uma pequena quantidade de tecido a partir do bulbo dos ratos olfativos, a parte do cérebro que lida com o cheiro, ou a partir do hipocampo, envolvido na memória. Cada área é acessível através do nariz, tanto em ratos e seres humanos.

      Em seguida, a equipe extraiu células-tronco neurais a partir do tecido e os expôs a Wnt3a - uma proteína humana que liga a produção de insulina - e um anticorpo que bloqueia um inibidor natural da produção de insulina.

     Depois de multiplicar as células-tronco por duas semanas, eles colocaram em folhas finas de colágeno, que agem como um andaime removível. Isto permitiu que a equipe estabelecesse as folhas incorporando as células em cima do pâncreas dos ratos sem prejudicar o próprio órgão.

      Dentro de uma semana, as concentrações de insulina no sangue de ambos tipo 1 e tipo 2 ratos que receberam tratamento combinado aqueles em ratos não-diabéticos. Concentrações elevadas de glicose no sangue também voltaram ao normal.

   As células foram tratadas com sucesso por 19 semanas até que os pesquisadores interrompem o tratamento, removendo as folhas das células.

Mudança natural

      Fundamentalmente, as células não têm de ser geneticamente manipuladas fora do corpo.

    Muitos outros laboratórios ao redor do mundo têm tentado alterar as células-tronco a partir de outras partes do corpo, incluindo o intestino , o fígado e sangue , para transformá-las em células beta. Mas estes requerem alterações ou manipulações genéticas que possam representar problemas de segurança ao transferir o tratamento para seres humanos.

      Porque as células no presente estudo vêm de um mesmo animal em que são transplantados, eles também superar obstáculos da rejeição ou a necessidade de drogas imunossupressoras, como é o caso quando as pessoas recebem as células do pâncreas de doadores.

Nenhuma manipulação

      Os pesquisadores acreditam que seria seguro para acessar as células-tronco neurais em seres humanos. "Seria possível extrair células-tronco adultas neurais a partir do bulbo olfatório cirurgicamente usando um endoscópio", dizem eles, acrescentando que outros grupos já fizeram tais extrações, provando que eles são práticos.

"A melhoria mais importante oferecida por este estudo é a derivação de células que expressam insulina de pacientes diabéticos sem a necessidade de manipulação genética", dizem Onur Basak e Hans Clevers , do Instituto para o Desenvolvimento Hubrecht Biologia e Investigação em Células Estaminais, em Utrecht, Holanda , em um comentário publicado juntamente com o trabalho (EMBO Molecular Medicine, DOI: 10.1002/emmm.201100178).

"Será essencial para validar esses resultados em humanos disponíveis linhas-tronco neuronais celular, bem como paciente derivados olfactory bulb células-tronco neurais", acrescentam


Leia Mais em: NewScientist

Veja Também:

2leep.com

0 comentários:

Postar um comentário

s
Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | coupon codes