O objetivo dos engenheiros foi desenhar uma cabeça que pudesse provocar um sentimento de confiança e sociabilidade. Estudos apontam que gestos faciais facilitam a sociabilidade por parte das pessoas em relação aos robôs.
Ao ver um rosto e gestos simpáticos, é difícil não sentir uma afinidade, mesmo que tal rosto não seja de todo verdadeiro. Um mistura facial de um personagem de desenho animado com algumas características humanas pode gerar um efeito positivo nos humanos.
Uma empresa vem se especializando neste sentido, fornecer faces simpáticas para robôs cuja função esteja no campo da socialização, como robôs de apoio educacional ou de atendimento ao público.
Meka Robotics, além da cabeça humanóide, oferece peças especializadas como as mãos, garras, braços, torsos. A empresa apóia o Willow Garage Robot Operating System (ROS), uma plataforma de código aberto para robôs pessoais, incluindo RVIZ visualização cinemática, descrições URDF, controle postural de todas as articulações e interfaces para sensores.
0 comentários:
Postar um comentário